quinta-feira, 25 de setembro de 2014

História do Papel Machê ou Papier Mâché!

Fui pesquisar na WEB para descobrir se o que eu sabia estava em comum acordo e descobrir mais material pra mostrar. O que eu sabia todos já sabiam, mas descobri uma novidade e resolvi compartilhar... Vamos a ela...

Caixa francesa de 1880

A História do Papier Mâché e 

Sua rica utilização pelo mundo...



A palavra vem do francês papier mâché, que significa papel mastigado, pois consideram que a França foi o primeiro país a divulgar a técnica criando objetos de decoração e por este motivo este nome é utilizado em muitos países, assim mesmo sem tradução. É este termos que vou me referir daqui pra frente para facilitar as traduções e o reconhecimento da técnica.

A história do Papier Mâché se confunde com a história do papel, que foi inventado na China antiga durante a dinastia Han (206 aC - 220 dC) pois foram encontrados exemplares desses objetos que datam desta mesma época. 

O papel era picado e misturado com uma cola para fazer uma pasta que era utilizada para adornar capacetes e escudos, modelar utensílios de decoração, tais como caixas para guardar pergaminhos e documentos, bandejas, bonecas, etc...  

Capacetes kawari kabuto. Abaixo, o papier mâché coberto com verniz para a elaborada concha que adorna o capacete de ferro.  Século 17. Em Mueller Museum, Dallas (Texas)  E a seguir, adorno de papier mâché representando um animal sobre armação de madeira e ferro. 

Curiosidade: dizem que O Kabuto, foi a inspiração para o capacete  Stahlhelm alemão, e o capacete de Darth Vader nos filmes de Star Wars.

Isso é o que bomba na WEB! Até aqui eu já sabia...

Porém, o que pouca gente sabe, é que no Egito antigo uma espécie de papier mâché era utilizado para fazer as máscaras mortuárias e sarcófagos. SIM! Os sarcófagos eram feitos com uma técnica chamada de cartonagem, que consistia em sobrepor camadas de linho ou papiro intercalados com um tipo de cola e gesso.

É possível que os chineses tenham evoluído a técnica e substituído o papiro e o linho pelo papel que era feito a partir dessas duas fibras. 

Essa é a famosa máscara mortuária de Tutankhamon que governou entre 1332–1323 DC
O que de fato podemos afirmar sobre a história, é que foram os chineses que espalharam a técnica pelo oriente e os franceses pelo ocidente.


No século 18 comunidades alemãs, juntamente com cidades da França, começaram a incluir o papel na pasta de  cerâmica e gesso para dar mais resistência às bonecas, depois essa massa foi substituída por papier mâché. Por volta de 1870 o papier mâché começou a ser usado para fazer corpos articulados de bonecas que foram usados ​​até o século 20.

Boneca  de Ludwig Greiner 1958 (fabricante de bonecas)


Por volta de 1725 na Europa, papier-mâché começou a aparecer como uma alternativa de baixo custo aos dourados na decoração em substituição ao gesso e a madeira esculpida em arquiteturas internas, móveis e objetos de decoração.

Detalhe dourado de papel machê aplicado a um porta-retrato Inglês
















   


Cadeira Vitoriana em Papier Mâché do ano de aproximadamente 1850

No século XIX começaram a fazer barcos  de papel mâché. Existiam fábricas! A mais famosa era a Waters & Sons of Troy, New York. 

O papel naquela época era muito mais resistente e fibroso e em camadas com cola e muitas camadas de verniz para impermeabilizar tornavam o barco resistente à água, o que agora fazemos com a fibra de vidro. O mais famoso deles foi a canoa "Maria Theresa", usado por Nathaniel Holmes Bisshop para viajar de Nova York para a Flórida em 1874-1875. Um relato de suas viagens foi publicado no livro "Voyage of the Canoa de Papel".

Maria Theresa – canoa de papier mâché     

Painéis de papier mâché foram utilizados no final do século 19 e início do século 20 para produzir cúpulas utilizadas nos observatórios astronômicos. As primeiras foram feitas pelo mesmo fabricante dos barcos de papel, Waters & Sons. As cúpulas utilizadas nos observatórios precisavam ser leves, de modo que pudessem girar facilmente para posicionar a abertura telescópio em qualquer direção, e grande o suficiente para que ele pudesse cobrir grandes telescópios em uso no momento. Olha o papier mâché aí gente!!!!

O projétil Schenkl, usado na guerra civil americana, possuía um estojo de papier-mâché. 

Como eu não fazia ideia do que era isso fui pesquisar e trouxe fotos pra mostrar o que é:
.












À esquerda o que sobrou de um estojo de papier mâché, disparado do projétil Schemkl da guerra civil americana
À direita fotos da bala original com e sem o estojo de papier mâché, encontrados hoje apenas em museus e antiquários.

As famosas sapatilhas de balé da Romênia e Rússia são feitas de papel mâché cobertas com cetim.

Sapatilha feita com camadas de cetim, Papier Mâché, papelão reforçado e couro
As máscaras de papier mâché do carnaval de Veneza surgiram a partir da tradição do século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo.

Até hoje são utilizadas pelos foliões locais e são um souvenir perfeito para os turistas.

Máscaras atuais ainda em venda em Veneza
Aqui no Brasil o papier mâché é muito utilizado para fazer as cabeças do Bumba Meu Boi e também os bonecos gigantes do carnaval de Olinda que retratam pessoas famosas.

Imagens do Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá
Os bonecos gigantes de Olinda
























Com a tomada de consciência ecológica e a redescoberta da versatilidade do Papier mâché, ele vem se tornando indispensável no nosso dia a dia para reaproveitar, peças quebradas ou reciclar material descartado que seria encaminhado aos lixões.


Mesas, cadeiras, luminárias, brinquedos, utensílios de decoração e toda a sorte de artefatos que a imaginação puder criar faz do papier mâché um material magico, fantástico e utilíssimo aos dias de hoje.

Abaixo alguns exemplos:

O gato espreguiçando foi feito utilizando jornal amassado, cola e massa de papier mâché
Os abajures foram feitos com copos, embalagem de requeijão, gafaras de iogurte cobertos pela massa de papier mâché. Depois foram acrescentadas a cúpula e a parte elétrica


















 








Essas pulseiras ou braceletes, como gosto de chamar, são feitas apenas com a massa massa de papier mâché utilizando formas





Espero que você tenha gostado. 

No próximo post vou mostrar os diversos tipos de papel e alguns e utensílios utilizados. 

Também vou mostrar como se faz a massa de papier mâché. Com a receita mais-que-super-testada! Tudo com fotos passo a passo.


E seguindo a série, na terceira postagem vamos fazer a nossa primeira peça: Uma máscara! 

4 comentários:

  1. Ola. Muito boa explanaçao.
    Estava buscando informaçoes sobre o q ocorreu q o papier machet esta sendo tratado atualmente como uma arte de menor importancia. Caso possam me orientar onde encontro mais dados agradeço. Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARA, infelizmente não tenho muita informação sobre isso, mas acredito que o Papier conhecerá a perder a sua importância com a chegada do plástico, do poliuretano e seus derivados. Pois além desses materiais serem mais duráveis, são a provavdagua também. Com isso muitos objetos que eram feitos desse material, como capacetes, caixas etc ficaram mais fortes e resistentes usando o plástico, que cada dia fica mais barato.

      Excluir
  2. Show sua explicação, sou apaixonada pelo artesanato com papel, mas não conhecia sua história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história me foi passada pela artista plástica Lygia Torres, que trabalhou e ensinou o Papier Mâché na casa de Cultura Laura Alvin por 30 anos. (Praticamente durante toda a sua trajetória como artista). Fez muitas exposições de esculturas grandiosas. Ela foi minha mestra! 😍

      Excluir

Gostou? Comente, opine, mande as suas dúvidas.