terça-feira, 25 de novembro de 2014

Fazendo uma Máscara Utilizando a Massa de Papier Mâché


A máscara é um excelente exercício para começar a trabalhar com o papier mâché, pois é simples, fácil, rápida de fazer e uma ótima ferramenta para tomar o primeiro contato.

Através desse exercício você verá a plasticidade e as limitações da massa de papier mâché.

As máscaras são tão antigas quanto a população humana e estão presentes em várias culturas, podendo ter diversos significados. 
A primeira máscara encontrada data de 30.000 A.C.

É um objeto misterioso, tem o misticismo de dar vazão a alegria, tristeza, revelar ou ocultar sentimentos.

No Antigo Egito, eram colocadas nos rostos dos mortos. Isso a gente viu no post a História do Papier Mâché...

Chineses, Africanos, Incas, Indianos, Gregos, Romanos... Muitos povos utilizaram as máscaras como instrumentos em cerimonias religiosas, para diversão, afastar maus espíritos, magia, curas, guerras, rituais etc...

A seguir algumas imagens nos inspirar...


           Indonésia              Africana                      Inca                                                


Japonesas típicas do teatro Noh e Kiogen






















As italianas da famosa Commedia dell Arte


No século XV, rolou o primeiro baile de máscaras em Veneza.
Diz a lenda que isso foi bastante apropriado para poder misturar no salão toda a alta sociedade local com suas divergências e desafetos políticos.  

Hoje as máscaras são uma das atividades econômicas e o souvenir mais característico da região.

E o mais legal disso tudo... A maioria é em Papier Machê....

A máscara esconde o rosto de quem a usa e mostra aquilo que realmente é desejado mostrar... Não é a toa que o fascínio pela mascar no mundo inteiro ainda perdura...

Vamos à ela!


Material:

  • Pode ser uma telha, um cano de PVC bem largo tipo 18mm de diâmetro, uma garrafa PET roliça, tipo a do guaraná, do maior tamanho. Pode ser também uma lata de leite em pó
  • Papel laminado para a telha. No caso da garrafa pet ou do cano isso não é necessário
  • Fita crepe para o cano ou garrafa pet
  • Para fazer relevos você poderá utilizar espátulas, palitos de churrasco, pazinhas de dentista ou manicure ou a ponta dos seus dedos
  • Jornal para forrar o local de trabalho
  • Se for trabalhar com a garrafa ou a telha, é necessário fixa-los na mesa para não ficar rolando pra lá e para cá, comprometendo o trabalho.

Importante: 


Se você optou por uma forma roliça, tipo a garrafa pet, lata ou canos de PVC, será necessário prender essa peça com uma tira grande de fita crepe à mesa: corte uma fita bem grande tira de fita crepe, que prenda na mesa, passe por cima da garrafa ou cano e continue até prendê-la no outro lado da mesa. Prenda quantas tiras você achar necessário. Faça isso até fixar bem o objeto. Ele não pode rolar. Tem que estar bem seguro.

Se for trabalhar com a telha. Envolva-a em papel laminado para protegê-la e fazer com que a massa se solte facilmente.

Modo de fazer:

Pegue um punhado de massa e aplique sobre a telha, ou cano, ou garrafa, de modo que fique com 0,5 cm de espessura. Muito grossa demora a secar. Muito fina pode ficar quebradiça.

Vá espalhando, alisando, modelando.

Essa é a melhor hora! Hora de meter a mão na massa!

L I T E R A L M E N T E !!!!

Utilize os instrumentos que tiver para isso: espátulas (sabe aquela espátula de passar patê na torradinha? São ótimas para alisar o Papier Mâché!), palitinhos de dente ou de churrasco ou a ponta dos dedos, que eu considero a melhor opção, assim você toma intimidade com a massa.



Faça as expressões desejadas: nariz, boca, orelha, chifres, etc...























Ponha seu lado artístico pra fora. Solte os bichos!

Dica: como o nariz exige um relevo maior, vale fazer uma bolinha de papel jornal ou de seda e achatá-la com a ponta dos dedos para ficar triangular. depois cole esse nariz no local escolhido e cubra-o com a massa. Assim a mascara seca mais rápido e fica mais leve. Isso também serve para fazer chifres grandes ou orelhas e queixos muito proeminentes.

Depois da máscara pronta, espere secar de um a dois dias. Eu uso a parte de cima da geladeira, onde ninguém toca e quase ninguém percebe que o objeto está lá.

Isso também faz com que a gente "esqueça" que a peça existe e fique querendo ajeitá-la a todo o momento, muitas vezes atrapalhando a secagem.

É aí que eu falo sobre exercitar a arte da paciência...
Não tem jeito.
Temos que esperar a peça secar para podermos dar o acabamento desejado.

O que podemos fazer enquanto a peça seca? 

Se não lhe veio nada à cabeça, eu lhe falo: outra peça de Papier Mâché!!! JJJ

Máscaras na parede ficam lindas em pares, em trios, misturadas a quadros, fazendo um painel atrás do sofá... Cobrindo uma cúpula de abajur. Coladas em uma tela, formando um quadro... 

Após um dia ou dois, vai depender do calor e da umidade do ambiente, ela estará pronta para ser desenformada.

Você pode estar pensando... Podemos acelerar esse processo? 

Neste caso sim. 

Colocando em forno superbaixo por uns 20 min: 

Desliga, deixa esfriar dentro do forno, verifica e se estiver ainda úmida, ponha mais alguns minutos no forno superbaixo para continuar a desidratação, mas...

Atenção!!! 
Só utilize o forno apenas para o suporte da telha ou lata (de metal), pois o plástico ou papelão não resistem ao calor excessivo...

Após a peça seca, desenforme-a, utilizando as mãos. Apenas retire-a da forma e delicadamente vá soltando o papel laminado, que normalmente fica agarrado a peça.

















Dê o acabamento desejado.

Esta eu fiz uma colagem com guardanapos, erradamente chamada por aí de découpage ou decupagem, mas você pode utilizar qualquer tipo de tinta ou colagem que lhe vier à mente! 
O Papier Mâché é mágico e aceita todo tipo de acabamento: Vitral, purpurina, tinta automotiva, guache, a óleo, mosaico... tudo!


Não é o máximo?

Ponha a imaginação para funcionar e decorar a casa com aquela peça que você queria, mas que não acha em lugar nenhum, só usando o Papier Mâché!


Dúvidas? É só mandar que eu respondo!


Beijos

6 comentários:

  1. Como fazer um busto de papier Machê??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer qualquer coisa com papier mâché, mas antes você precisará montar uma base, uma estrutura, amassando jornais e colando as bolas amassadas para formar a estrutura.

      Vou ver se consigo fazer um vídeo explicando...

      Excluir
  2. Eu gostei muito do seu blog estou passeando nele há dias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo carinho! Espero que você faça muuuuito papier mâché!

      Excluir

Gostou? Comente, opine, mande as suas dúvidas.