terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Os 5 “R” da Sustentabilidade:




Eles antes eram apenas 3: Reciclar, Reduzir e Reutilizar
Hoje já pensaram em mais 2: Refletir e Recusar

O Papier Mâché (PM) é excelente para nos ajudar com pelo menos 2 “R”. 

Saiba como, destrinchando os “R”...


Refletir sobre a compra do produto. É necessário? Eu estou precisando disso? Esse objeto terá uma vida longa? Será descartado se quebrar ou é possível consertá-lo, trocando apenas a peça com problema? A Empresa utiliza materiais não poluentes? Tem selo verde? E por aí vai... O importante é ter a consciência ao adquirir o produto.
A ignorância não nos livra do ato de poluir mais a nossa casa. Não devemos varrer o lixo para debaixo do nosso tapete...
Grafite do artista plastico Banksy -  banksy.co.uk/
Recusar materiais que não sejam feitos para serem reutilizados, consertados, reciclados, etc... Ou seja o que não passou no primeiro “R” deve ser recusado.
Reduzir o desperdício a compra por impulso, o gasto com a luz, com a água, com o gás, com o combustível, etc... Uma coisa puxa a outra e olha aí a gente fazendo a extração dos recursos naturais aumentar à toa.  
Reutilizar objetos, transformando-os em outros objetos, mudando a sua função. Transformar uma sucata em algo novo é bacana, sai barato, a natureza agradece e você ainda leva o crédito de pessoa antenada com as tendências atuais. 
=> Olha o Papier Mâché aí geeeente! O PM é perfeito pra tal coisa, pois deixa o objeto velho ou quebrado parecendo novo!
Reciclar a matéria prima. Papeis velhos viram papeis de carta, capa de caderno, cartões, polpa de Papier Mâché... Óleo de cozinha usado vira detergente, Garrafas pet viram fio para tecelagem, vassouras, vidro é derretido e refeito novamente, alumínio e outros metais idem.
Em matéria de reciclagem nós conseguimos fazer fácil em casa os dois primeiros itens:papéis e óleo de cozinha. os outros correm por conta da indústria, porém nós podemos entregar para coleta ao invés de descartarmos de qualquer jeito. Já existem coletas seletivas em vários pontos do País e onde não há, sempre existe alguma cooperativa de catadores. Embalar o lixo separadamente ajuda os catadores e a Cia. de Limpeza agradece pelo lixo não ter sido remexido, revirado, rasgado etc...

Agora uma polemicazinha...
E as famosas sacolas de supermercado que vão parar no lixo?



O que eu acho disso:
Refletindo...
Se você recusa as sacolas e embala o seu lixo em sacos plásticos biodegradáveis ou em sacolas de papel... Ótimo! Faça isso!!! Perfeito! Usou dois “R” refletiu e recusou
Se você não faz isso está apenas jogando dinheiro fora, comparando mais material para ficar na natureza encalhado.
Saco plástico de lixo que não se desfaz (reconheceu o azulzinho na foto ali no meio dos outros sacos?) é ainda pior do que a sacola do supermercado que você no mínimo usará duas vezes e consumirá menos. Usará três “R” – Refletir, Recusar o saco de lixo que encalha na natureza e Reutilizar a sacola para jogar o lixo fora.
É lógico que a primeira situação é a de menor impacto na degradação do planeta.

Fica o convite...


VAMOS FAZER A NOSSA PARTE ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente, opine, mande as suas dúvidas.