segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Os Vários Tipos de Papel e a receita da MASSA!!!!

Introdução

O Papier Mâché é uma técnica que requer pouca habilidade, porém paciência, pois toda peça é um projeto que possui etapas, tempo de execução e intervalos de descanso a serem respeitados. Portanto prepare-se: é ame-o ou deixe-o!
Por mais incrível que possa parecer tenho muitas amigas e alunas lá na Casa de Cultura Laura Alvim que são agitadas e até ansiosas que fazem do trabalho com o Papier Mâché uma terapia. É o momento mais zen do dia, segundo elas.
Bom... Eu sou suspeitíssima...  A - D – O – R - O !!!

Dicas de ouro:

Por ser uma massa, o Papier Mâché sempre precisará de um molde para ser usado como forma ou de uma estrutura para a sua sustentação.

Uma pia ou tanque por perto é muito prático na hora de fazer a massa e lavar o material de apoio.

Este blog segue uma ordem de dificuldade crescente, através dos posts, por isso é importante seguir a ordem se você não tem muita intimidade com técnicas manuais e artesanato.

A ideia é passar uma base boa, para aprender a técnica e poder seguir com seus próprios projetos.

Em primeiro lugar vou ensinar a massa do Papier Mâché para que possamos fazer a nossa primeira peça, que passarei pra você no post seguinte.
E na sequencia ensinarei a técnica do empapelamento, das camadas de papel ou papietagem como divulgou uma artista plástica e professora (que eu ficarei devendo a você o nome, pelo menos por enquanto). Esta técnica é extremamente importante, pois quase sempre precisaremos preparar a peça com as camadas de papel antes de cobrirmos com a massa. O empapelamento também pode ser utilizado como único revestimento da peça. Neste caso serão necessárias muitas camadas para que o objeto fique firme e durável.
Nos próximos posts você verá uma grande variedade de papéis a serem empregados na técnica do Papier Mâché. 

E aqui vai uma descrição dos tipos de papel mais utilizados pra você começar a juntar em casa...

Sim! Prepare-se: o Papier Mâché é uma cachaça e logo você começará a juntar sucata, pegar coisas na rua (meu marido fica doido e finge que nem me conhece... AhAhAhAh! Nem ligo! J), colecionar papel de embrulho, papel de seda (o Natal está chegando com aquele monte de presentes embrulhados nele... OBA!!!).

Jornal:

É o material mais barato, mais ecológico e mais fácil de ser encontrado.
    É utilizado em várias etapas da confecção da peça. Moldar, montar, unir as         partes e também para fazer a massa de Papier Mâché.

Papel Craft:

Encontrado em várias gramaturas, usado para embalar e proteger peças enviadas pelo correio ou outro tipo de transporte.
Por ser um papel muito forte, é excelente para usar no empapelamento, porque devido a sua estrutura, são necessárias poucas camadas para a peça ficar firme e pronta para passar a massa. Aposte nesse papel se você quiser fazer apenas o empapelamento e não quiser utilizar a massa para cobrir. Isso eu junto, desamasso, dobro e guardo naquelas bolsas plásticas com zíper, que vem nas embalagens de lençol, são ótimas pra organizar isso!

Papel Pardo

Semelhante ao craft, é mais amarelado meio alaranjado. É um papel muito resistente e em minha opinião um dos melhores para trabalhar devido a sua estrutura de fibras, pode ser empregado da mesma forma que o jornal. Também vai parar na bolsa-plástica-embalagem-de-lençol!

Papel de Embrulho reciclado:

Normalmente encontrado na cor rosa e cinza, é usado em lojas de ferragem, bazares, etc., para embrulhar a mercadoria, também possui várias gramaturas. Esse papel também deve ser empregado do mesmo jeito que o jornal, cobrir, unir e até para fazer a massa.

Papel de seda:

De diversos tipos e cores, é muito empregado no acabamento da técnica do empapelamento, quando não será aplicada a massa para cobrir a peça. Seu uso serve para suavizar os remendos do papel mais grosso. Outro item que vai pra bolsa-plástica-embalagem-de-lençol. Todos!

Papel Higiênico:

Esse é o campeão no quesito facilidade quando se trata de fazer a massa, pois ele dissolve muito rapidamente sem precisar deixar de molho. Porém se o quesito é empapelar ele não serve. Esqueça-o!
O melhor papel higiênico é aquele mais barato de folha simples. Esse embola menos.

Estes são os mais utilizados, mas você poderá usar aqueles sacos de papel de padaria, encarte de jornal, sobra de impressora e até papel de revista (o papel couché) para empapelar, sendo que este último não é muito bom para formar a massa, mas no empapelamento é ótimo!

Eu prometi que daria a receita da massa com fotos passo a passo.

Essa receita foi desenvolvida pela artista plástica Lygia Torres, minha guru e eu tive uma pequena participação nisso... 

Há muitos anos, a massa era feita com papel, cola, gesso e farinha de trigo e depois de alguns anos, a peça dava bicho... 

Durante o processo de pesquisa a Lygia foi fazendo muitas experiências para manter as brocas e os cupins longe do objeto de papier mâché, afinal ele fazia esculturas e queria uma vida longa pros seus objetos.

Uma massa que durou bastante era feita utilizando formol. O problema é que a massa ficava tóxica pra gente também L.

Depois foi testado um desinfetante hospitalar bruto.  E quando eu a conheci ela utilizava os dois combinados. Isso garantia mais alguns anos de duração à peça, e retardava um pouco mais a ação dos comedores de papel e assim, mas os bichinhos continuavam a atacar...

As pesquisas prosseguiam...

Até que tivemos a brilhante ideia de tirar a farinha de trigo por completo e deixar somente o gesso. A Lygia sempre dizia que esses bichos são muito parecidos com aqueles que aparecem no macarrão, no fubá (tipo caruncho ou gorgulho) e só podem vir atrás da farinha.  

Então pensei... A farinha se presta a duas coisas: endurecer a massa quando seca e fazer a liga, coisa que o gesso e a cola poderiam substituir facilmente ...  Testamos e... 

Voilá!

Chegamos essa massa que utilizamos há uns 20 anos, pelo menos...

Ficamos livres dos bichos do macarrão e agora o nosso Papier Mâché é tão suscetível ao ataque de insetos quanto qualquer móvel de madeira.

Ou seja ele não atrai mais esses monstrinhos! 

Preparando a Massa de Papier Mâché com Papel Higiênico


Material:



·    Uma bacia plástica
·    Um pano de chão (tipo saco de farinha)
·    4 rolos de papel higiênico folha simples. Se usar o de folha dupla, use apenas 2! O papel que é mais fácil de trabalhar é esse:


·    1 kg ou de gesso cré. Esse é um gesso de secagem lenta, utilizado em decoração e técnicas de envelhecimento, encontrado em lojas de tintas. Não é muito vendido e por isso é comum que a loja não o tenha na prateleira, mas aceite que você encomende. O gesso de secagem rápida NÃO SERVE!
A marca é qualquer uma, mas o gesso é esse aqui:

·    1/2 litro de cola branca industrializada. Vamos utilizar quase toda a embalagem. Deixaremos apernas 2 dedos de cola no fundo do pote

Modo de fazer:

  1. Encha a bacia com água e vá desenrolando o papel aos poucos deixando-o cair na bacia.
  2. Na bacia, chacoalhe a água com as mãos até desmanchar todo o papel. Ficará como uma papa.
  3. Coe o papel desmanchado, no saco de pano e esprema bem para retirar a água;
  4. Jogue novamente na bacia e separe-os, soltando totalmente a polpa do papel com a ponta dos dedos. Vamos despelotar, desembolar, desberlotar, ou seja soltaremos ele todo, para que não fique grudado um no outro. Isso é importante para que a massa fique lisinha.
  5. Depois do papel completamente solto, junte o gesso misture com as mãos. 
  6. Junte e a cola aos poucos. Lembre-se de deixar dois dedos de cola na embalagem. 
  7. Vá amassando com as mãos, até que se forme uma massa homogênea com consistência de pasta.

     A ideia é sovar mesmo! Quem faz massa de Papier Mâché não tem tendinite! Utilize as duas mãos é uma ótima terapia muscular! ;)
     A massa pode ser embrulhada em papel filme e guardada em potes plásticos bem vedados na geladeira por meses.
     Você pode se deparar com uma massa de cheiro e cor ruins. Isso é a cola que hoje em dia estraga. Antes isso era impossível. Porém, esse fato não muda a qualidade da massa que depois de aplicada na peça, seca e o cheiro some. 
     Quanto a cor... Fica linda, muitas vezes eu nem pinto. 
     Parece uma pátina: perfeita!

Espero que você tenha sucesso e se precisar não hesite em postar as suas dúvidas. Responderei a todas!

No próximo post: a máscara!



65 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Queren! Dá sim, mas não fica uma massa muito boa. A aparecia não é fina. Fica mais grosseira. O gesso dá um toque de porcelana na peça.

      Excluir
  2. Obrigada. Sobre o gesso de secagem mais lenta, achei interessante.
    Agora só criar...soltar a imaginação.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita! Vou fazê-la. Q tinta devo usar para colorir a peça?Se eu quiser cor, posso pingar gotas daquele xadrez que compramos nas lojas de materiais de construção para colorir tinta? Ou devo misturar um pouco de tinta PVA? Que tal anilina comestível? Por favor, tire minha curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você pode misturar, mas o efeito fica meio desbotado quando seca. O ideal é pintar a peça depois de seca. E para isso qualquer tinta serve. O papel e o gesso que compõem a massa aceitam todo o tipo de tinta. E para durar mais, vale passar um verniz brilhante ou fosco pra finalizar a peça. 😘

      Excluir
  4. Eu quero fazer uma firma forma de Gesso bem Quande uma cabeça de Leão tipo aquela de chafariz como eu devo fazer está forma vou fazer a cabeça de Leão com cimento quero com bastante juba..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi se você quer fazer imã forma de cimento pra depois encher de Papier Mâché ou se quer fazer a forma de Papier Mâché pra encher com cimento... 🤔

      Excluir
  5. A minha ficou empelotada. Tem como eu consertar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Pois o defeito nao é da maneira de fazer a massa, mas da qualidade do papel. Provavelmente o papel que você usou é de Boa qualidade. Quanto melhor o papel, mais ele empelota. O melhor papel é aquele mais grosseiro.

      Excluir
  6. tem como nao usar o gesso é por que quero fazer uma maquete e preciso fazer rápido e não tem gesso por perto

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Tem como não usar o gesso, porém o acabamento não fica muito fino. O gesso da uma aparência de porcelana. Sem o gesso fica meio encaroçado, mas se você não precisar de um acabamento liso. Pode usar.

      Experimente pegar um pouco do papel desmanchado na água e vá adicionado a cola aos poucos até que fique com a textura de uma massa moldável.

      Uma vez que você não vai mais usar o gesso, a proporção da cola será outra. Faca um teste com uma porção pequena.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Eu penso que cometi um erro. É agora tenho a pasta de papel um pouco mole, gostava de lhe dar mais concistencia para a poder moldar. Eu fiz inicialmente uma mistura de água com a cola, depois fui misturando o papel de jornal aos poucos. Será que posso recuperar? Ou acaba por secar um pouco se eu a deixar ao ar livre?

      Excluir
    3. Você pode acrescentar um pouquinho mais de gesso, até que fique com consistência de pasta.

      Excluir
    4. Não existe nada que seja equivalente ao gesso? Tipo, algum produto doméstico? Quero reutilizar alguns papéis para confecção de máscaras e nessa quarentena, não posso gastar recursos financeiros.

      Excluir
    5. Não existe nada que seja equivalente ao gesso? Tipo, algum produto doméstico? Quero reutilizar alguns papéis para confecção de máscaras(Artísticas, e não de proteção!!!) não e nessa quarentena, não posso gastar recursos financeiros.

      Excluir
    6. Você pode usar farinha de trigo, no lugar do gesso, porém depois de um tempo a farinha é atacada por insetos que destroem a peça. Se for para usar é depois desapegar, vá nessa dica. ;)

      Excluir
  7. A maior dificuldade é encontrar o gesso cré, as casas de tintas sequer conhecem, aqui no Rio somente a Caçula possui, mas está em falta, diz não ter previsão. Tenho feito sem o gesso, mas um amigo escultor falou desse gesso e vim pesquisar, inclusive ele indicou-me a Caçula.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida tente na Pinheiro tintas. É uma rede e tem em vários bairros do Rio. Eu sempre compro lá. Na verdade, eu encomendo e eles trazem pra a mim.

      E diga que é um gesso de secagem lenta utilizado em decoração.
      Tente isso. 😘

      Excluir
  8. Boa noite...pode me dizer se o gesso cola é o mesmo que o gesso lento...o vendedor me vendeu como fosse ...eu fiz mas não deu certo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite...eu tentei fazer,mas não deu certo usei o gesso cola... O vendedor me vendeu como gesso lento...mas não é o mesmo né ou é?
    Só que essa receita com essa medida a massa ficou dura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gesso não é o gesso crê. O gesso crê leva um dia ou dois pra secar e endurecer, de pendendo da humidade do ar.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom dia. A massa pode ser guardada para uso posterior? Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa pode ficar guardada num saco plástico e depois num pote hermeticamente fechado, na geladeira por uns 2 meses mais ou menos. Depois a cola estraga e o cheiro fica horrivel. Mas mesmo assim, se você aguentar o cheiro, pode usar. O efeito não muda e o cheiro sai depois que o objeto seca completamente.
      Já usei a massa assim e funcionou muito bem.

      Excluir
  12. Gostaria de fazer com jornal. Você tem alguma medida para passar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas você pode pesar um rolo de papel higiênico sem o papelão de dentro e depois usar o mesmo peso em jornal.

      Uma dica: para trabalhar com jornal, use luvas. mesmo dela da massa pronta. Porque a massa mancha muito as mãos.

      Excluir
  13. Oi boa noite! Gostaria de fazer está massa com jornal, é possível?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim, mas você terá que deixar o jornal rasgado Mem tiras (Como expliquei no artigo do empapelamento) de molho em água por 2 dias. O jornal é muito mais duro do que o papel higiênico.

      Excluir
  14. Beatriz Amigo Poncio02/01/2020, 10:37

    Bom dia! Estou amando tudo. Li as dicas de como fazer a massa. Gostaria de saber se utilizar folhas de livros velhos consigo uma massa de boa qualidade só utilizando colar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros velhos funcionam e você terá que fazer como expliquei com o jornal. Rasgar em tiras e deixar de molho por 2 ou 3 duas, dependendo da espessura da folha, antes de escorrer e conectar s desmanchar o papel. De qualquer modo é importante o gesso n p iara dar mais leveza ao acabamento.

      Excluir
    2. Que bom que você está curtindo! Fico feliz em saber que estão fazendo Papier Mâché! 😍

      Excluir
  15. Olá! Quero agradecer pela generosidade de tornar esta receita disponível, acredito que foram inúmeras tentativas para encontrar finalmente uma massa ideal, coisas boas levam tempo! Fui ontem comprar o gesso para começar a aprender a arte de papier machê. Obrigada e um Ano Novo cheio de sucesso e felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Fico muito feliz que você tenha gostado.
      Peço desculpas pela demora em responder e aproveito para perguntar se você conseguiu e como foi a sua experiência com a massa. 😍😍😍

      Excluir
  16. Gostaria de saber se as peças depois de prontas podem ser resinadas r também se o papel graft também posso fazer a massa? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim podem ser resinadas e isso garante ainda maior durabilidade à peça.

      Para usar o papel craft, basta picá-lo bem e deixá-lo de molho por alguns dias, depois passar no liquidificador, o resto você faz como na receita.

      Excluir
  17. Oi, por favor me responde qual a marca da cola vc usa para fazer a massa? Precisa ser extra forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer cola branca serve, mas quanto maior a qualidade, melhor e mais duravel fica a peça.

      Eu tenho usado, no momento a Carcorez extra.

      Excluir
  18. Posso usar rejunte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca pensei nisso...
      Não posso te responder, pois nunca utilizei rejunte no lugar do gesso.

      Se você experimentou, me conta aqui como foi!😍😉

      Excluir
  19. Fiz o curso na Laura Alvim mas não lembro bem o ano. A Lygia foi maravilhosa, aquela professor que dá todos os segredos. Desde sempre adoro trabalhar com papel. Já fiz muitos trabalhos até pra televisão. Tinha saído da EBA em 83 e estava um pouco perdida. Esse curso foi um empurrão na minha vida. Hoje resolvi procurar no Google e encontrei você. Adorei. Felicidades . Nada poderia deixar de mandar mensagem pra vocês. Beijos em Lygia Torres. Terezinha Fontenele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão querida por todo esse carinho! A nossa querida Lygia fez a passagem em 2018, mas está sempre conosco nos nossos corações. Não há uma vez em que eu mexi no Papier, que eu não pense nela! 😍❤😍

      Excluir
  20. Boa noite,
    Posso fazer a massa com sacolas de papel pardo?? Dessas de delivery...
    Esse mesmo processo de cortar em tirsr e deixar de molho por 2/3 dias...?
    Agradeço desde já,
    Sds,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Som pode! Exatamente! Faça desse jeito. 😉😘

      Excluir
  21. Olá, muito boa a receita. Gostaria de saber se posso misturar massa de porcelana fria à massa de papel machê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca experimentei, mas acredito que sim. Isso deve tornar a massa mais modelavel e com uma aparência bem diferente. Não podemos dizer que será papier mâché, mas imagino que ficará bárbaro!

      Me conta aqui, deu certo? Ficou legal?
      Tô curiosa... 😉😍😘

      Excluir
  22. Você é demais. Gratidão por compartilhar o seu conhecimento conosco. Que Deus lhe proteja sempre. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo carinho! Que Deus lhe proteja também, querida! 😍😘

      Excluir
  23. Amei, suas explicações
    Estou amando fazer o papel mache.
    Beijos
    Fica com Deus ��❤Parabéns...você é maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu A-M-E-I seu feedback!
      O papier é uma delícia mesmo!
      Gratidão pelo carinho ❤😍😘

      Excluir
  24. a peça pode ir na chuva ou tem que impertmeabilizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A peça do pode ir na chuva, se você impermeabilizá-la com uma grossa camada de resina. 😉

      Excluir
  25. Dá pra fazer com o rolinho de dentro do papel higiênico?
    Devo deixar de molho por 2 dias?
    Adoro Papier Mâché!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! O rolinho é um papel mais grosso, basta deixar de molho, que irá funcionar. 😉

      Excluir
  26. Boa tarde! Agradeço imensamente por você disponibilizar esta receita. Se alguém esta procurando o gesso, eu comprei na Leroy Merlin o gesso de secagem lenta da JuntaLider. Contudo, quando fui fazer a massa, da maneira que você ensina, não precisei usar todo o gesso de 1 kg, seria demais para a massa. Gostaria de saber se você usou todo o gesso? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela dica da Leroy!

      Sim, eu sempre uso 1kg. Isso dá uma aparência de porcelana à massa, se você alisar bem com uma espátula. Fica mais fina. A-D-O-R-O 😍😉

      Excluir
  27. Vc tem razão eu fiz com outro gesso e não prestou e o papel de boa qualidade .😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você fez a receita que eu publiquei? Como foi a experiência?

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente, opine, mande as suas dúvidas.